sexta-feira, 29 de agosto de 2008

9 - A cobertura na cabeça

Imperdível leitura do livro " A Maçonaria e sua Herança Hebraica " Editora A Trolha - 1993, José Castellani, cuja sinopse pode-se ver no site http://www.lojasmaconicas.com.br/jc_sinopses/sinopse/sip14.htm
Da sinopse extraimos: "Em Maçonaria, a cobertura da cabeça --- que, geralmente, é feita com um chapéu negro desabado --- é preconizada para todos os Mestres Maçons, nas sessões de Câmara do Meio, existindo, todavia, ritos, nos quais essa cobertura é obrigatória para todos os obreiros, em qualquer sessão.
Fora da sessão do grau de Mestre, ou seja, em sessões dos graus de Aprendiz e Companheiro Maçom, a cobertura da cabeça é obrigatória para o Venerável Mestre (o presidente da Loja).
Parte desse costume remonta às cortes européias: o rei, quando em cerimônia realizada com a presença de inferiores hierárquicos, cobria a cabeça, como sinal de sua superioridade na hierarquia da corte (como o Venerável Mestre, em reuniões do 1º e do 2º grau), enquanto que, nas reuniões com seus pares, todos mantinham a cabeça coberta (como no 3º grau).
Todavia há, também, nesse caso, uma nítida influência hebraica, do ponto de vista místico, pois, em Maçonaria, geralmente, assim como no judaísmo, a cobertura da cabeça, além de mostrar que, acima da cabeça do Homem, existe algo transcendental, onisciente, onividente e onipresente, que é Deus, o Grande Arquiteto do Universo, evidencia a pequenez humana e a prostração do Homem perante Deus, pois, sendo, a cabeça, a sede da mente e do conhecimento, estando, ela, coberta, mostra a incapacidade humana de entender a divindade, o que é, praticamente, uma afirmação agnóstica. Em última análise é a prova da submissão do Homem a Deus.

Há muito mais...

Um comentário:

Marcelo F. Antunes disse...

A Luz Maior vem sutilmente do Oriente, procurando afinidades, se adensa em Chamas no Altar Trino [a Sarça Ardente] e depois se reflete na face oculta da Lua - pois no Templo, estamos entre a Lua [G.'.T.'.] e o Oriente [V.'.M.'.] - para em seguida retornar concentrada [intensificada] ao Oriente. Todos os Of.'. presentes, se não portarem Embriões da Chama em seus Corações, não irão se portar como Espelhos Refletores da Luz Maior e assim a Egrégora não se formará.