quarta-feira, 27 de agosto de 2008

7 - DEZ Sephirot --> "10 e não 9" - "10 e não 11"

Do Livro da Criação (Sefer Yetzirah, 1:4) : "Dez Sephirot do nada, dez e não nove, dez e não onze. Entende com Sabedoria, sê sábio com Entendimento. Examina com elas e sonda delas. Faz com que cada coisa se erga sobre sua essência, e faz o Criador sentar em sua base."
--------------------------------------------------------
Na ilustração de Marcelo Antunes (http://www.ordotrimegistus.net/ ) visualiza-se:
- as mãos e dez dedos, dez e não nove. Dez e não onze.
- na composição da "Árvore da Vida" (Kabbalah) vemos dez Sephirot, dez e não nove, dez e não onze.
-------------------------------------------------------------
Do "Livro da Criação", de Arieh Kaplan, Editora Sefer (pag.66): "Se alguém tentasse descrever DEUS, seria tentado a dizer que Ele á a Vontade pura, ou que Ele é 'Amor', visto que estas descrições tentam descrever DEUS em palavras de qualidades humanas ...mas se disséssemos que DEUS é Vontade pura, estaríamos dizendo que Ele é idêntico a Keter (Sephira Superior). Mas Keter é meramente uma Sephira, e como tal, algo criado por DEUS e inferior a Ele. Por conseguinte,não podemos sequer dizer que DEUS é Vontade pura.
-------------------------------------------------------
Sefer Yetzira (1:4)afirma que as Sephirot são 'dez e não nove', porque se dissemos que DEUS é Vontade, então Keter seria a DEUS, e só restariam nove Sephirot.
Adverte também "dez e não nove": Isto é para ensinar que DEUS em si mesmo, o Ser Infinito, não deve ser incluído nas Sephirot. Se assim fosse, seriam onze e não dez Sephirot.
------------------------------------------------------
DEUS pertence a uma categoria totalmente diferente que as Sephirot, e não deve ser contado entre elas.
Como resultado disso, não podemos sequer descreve-Lo com qualidades abstratas, como vontade, sabedoria, amor ou força. Quando a Biblia faz uso destas qualidades em relação a DEUS, ela está falando das Sephirot criadas por DEUS, e não do próprio Criador.
O Criador está sempre além do nosso alcance. Por esta razão é chamado de 'Ên Sof', literalmente o Infinito. A infinitude pode permanecer como uma meta que assinala uma direção, e não um fim que possa ser realmente alcançado.
---------------------------------------------------------
Com trinta e dois (32) caminhos da sabedoria, DEUS criou seu Universo por meio de três livros (Sepharim), com LETRAS, com NÚMEROS, e com SONS. Na magnifica ilustração de Marcelo Antunes (http://www.ordotrimegistus.net/ ) tem-se uma visão frontal da 'Árvore da Vida', incluída da "não Sephira" Da'at, disposta logo abaixo da 'Trindade' superior:

----------------------------------------------------------

Para reflexão: Com quantos irs:. uma loja se compõe? Com quantos se torna perfeita? Olhe para a composição da 'Kabbalah'...e olhe para a composição das lojas. Tire suas próprias conclusões.

Há muito mais...

2 comentários:

Paulo Ubermensch disse...

De acordo com suas leituras voce esta certo.
Exceto por pensar que há um necessidade lógica em uma coisa feita por deus seja imperfeita por não ser Ele próprio. Isto está mais para um ponto de vista.

Mas vim aqui te fazer uma pergunta o sepher que esta acima do ultimo no meio. Voce ja pensou que a arvore da vida pode ser uma figura em 3d ou, se pensou, diferente desta desenhada que poderiam sim ser 11. Pois, imagine esta que falei sobrepondo ou por tras, ou seja, o hexagono 'acima' do losango com um ponta a mais em baixo. Sendo que o hexagono em cima se liga ao seu centro que é o proprio 'sobreposto' sito uma dimensão abaixo.

Procure por nassim haramein no youtube.
Uma dica.
Gostei do blog a proposito.

ate

AREISFARIA disse...

Caro Paulo,
Sugiro uma vista no item 3 do BLOG

3- Microcosmo Codificado onde temos uma bela figura de Marcelo Antunes, mostrando a Arvore da Vida em 3 dimensões.
Tem-se varias figuras, sempre com 10 Sephirots, não contando DA´T.
Triplice