quarta-feira, 27 de agosto de 2008

6 - Kabbalah e as COLUNAS nas lojas

Para entender-se este principio de evolução, a Lei que rege todo o Mundo visível e invisível, pode usar-se do estudo da "ARVORE DA VIDA" ou simplesmente KABBALAH. São várias as variações como nos apresenta esta expressão.

KABBALAH. (ou Cabala em português) vem do hebraico QBL, CABAL que significa 'receber'. A Cabala é ' Aquilo que foi recebido". O Estudo da Arvore da Vida é chamado pelos Judeus de Kabalah.

Dizem que Moisés a recebeu de Deus no Monte Sinai, mas sua semelhança com o ZEND AVEST de ZOROASTRO indicam que os Judeus podem ter recebido seus princípios da mesma fonte que inspirou ZOROASTRO. Ou então diretamente no próprio Egito onde os papiros nos Templos nos indicam existir uma metodologia ocultista similar à Cabalística (chamada Kabash).

A Arvore da Vida é um conjunto de símbolos, composta de 10 ESFERAS, ou círculos, chamados SEPHIROTH (no singular SEPHIRAH) que representam princípios energéticos da criação. São energias puras manifestadas. As Sefhiroth estão dispostas em três triângulos coloridos estando a décima esfera isolada em baixo, conforme vemos na figura abaixo.

Mostramos aqui as SEPHIROT conjuntamente com as COLUNAS das lojas maçônicas, visando estabeler um pararelo entre as representações.


Além das 10 SEPHIROTH visíveis existe uma (sem número) que é representada na Árvore por uma linha pontilhada.


















Nas figuras aparecem também os 4 planos TERRA - AR - AGUA e FOGO que serão abordados maçônicamente mais tarde.
Como podemos constatar, temos mais uma conexão mística entre o desenho das lojas no REAA com a KABBALAH.
Criticas e sugestões para novas abordagens são bem recebidas. Caso não deseje se cadastrar para se pronunciar diretamente no BLOG, use o e-mail do cabeçalho como forma de contato.

E tem muito mais..
REAA - SEMELHANÇAS OU MERAS COINCIDÊNCIAS?
----------------------------------------------------------

Nenhum comentário: