segunda-feira, 18 de agosto de 2008

3 - Microcosmo Codificado

Cabalisticamente, nosso Templo interior pode ser representado por "Adão Kadmom".
Do site [ http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.clubedotaro.com.br/site/imagens/r/Adam.jpg&imgrefurl=http://www.clubedotaro.com.br/site/r64_2_arv_vida.asp&h=346&w=110&sz=9&hl=pt-BR&start=3&um=1&tbnid=t_UmfOcrg8j0aM:&tbnh=120&tbnw=38&prev=/images%3Fq%3Dadao%2Bkadmon%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN ] adaptamos a figura do Adão Kadmon.
A procura pelo 'entendimento' do conhecimento oculto na KABBALAH identifica àqueles a quem chamamos de "Buscadores":
Cabalisticamente, podemos ver o Templo Maçônico como um microcosmo codificado.
A figura abaixo mostra uma forma de se ver esta codificação:
Apresentada magnificamente em http://www.ordotrimegistus.net/ , a "Árvore da Vida" pode ser vista tridimensionalmente na figura a seguir, que mostra também os planos "TERRA _ AR_AGUA_FOGO", cabalisticamente conhecidos como ASYYAH (material) à frente de nossa visão, e os planos mais sutis / espirituais YETZIRAH, BERIAH e ATZILUTH:

Maçonicamente, identificamos estes planos no Templo. Com o auxilio da KABBALAH, podemos identificar melhor a função simbólica destes elementos.

Do livro Livro: Sepher Yetzirah - O Livro da Criação e a Geometria Sagrada dos Templos Maçonicos, de autoria de ULF HERMANN Mondl , 1999 (Coleção Verbo Esoterico), extraimos e adaptamos preciosa ilustração, que mostra a grande conexão das lojas no REAA com a KABBALAH.

Com esta abordagem, ousamos sugerir e apontar o quão importante é, para os maçons, buscarem os conhecimentos ocultos na KABBALAH, para melhor entenderem os simbolismos de suas lojas.

Nenhum comentário: