sexta-feira, 15 de agosto de 2008

2 - NOME INEFÁVEL - DELTA SAGRADO

Abordagem sobre o tema 'NOME INFAVEL' é mostrada no texto no site (item XXIV):
http://www.freemasons-freemasonry.com/Mackey_symbolism.html onde vemos a figura acima.

A letra em hebraico destacada no interior do DELTA SAGRADO corresponde (aparentemente) a RESH (200), [ou talvez a letra DALETH (4)], muito parecida com RESH.

No caso do DELTA com a letra RESH, no plano simbólico, são correspondentes à Natureza Divina, ou, o "OLHO de DEUS", que tudo vê, e está presente em todo o Universo. Ou ainda representa também o MACROCOSMO.
A escolha desta letra para o "delta' que compõe o Trono do Venerável Mestre no plano do MICROCOSMO, é importante a escolha, porque estas letras compõem um sigils distintos, onde, além do simbolo, aliam sons com valores próprios.

Acredito que, dentro do Delta Sagrado nas lojas maçonicas, no centro ficaria a Letra YOD, mostrada abaixo, (simbolizando o nº 10) ou o conjunto de emanações que se relacionam com o Trono de Salomão, ou com o MICROCOSMO.

No quadro abaixo, podemos ver, comparativamente, o alfabeto hebraico, destacadas as letras DALETH (4), YOD (10) e RESH (200).


Deixo aos Ir:. como contribuição para estudos e reflexões.
REAA - SEMELHANÇAS OU MERAS COINCIDÊNCIAS?
----------------------------------------------------------

6 comentários:

Marcelo F. Antunes disse...

No meu entender, depois de constatar muita desinformação a este respeito, tanto nas GL como no GO, tenho como correto que acima do Tr.'. do V.'.M.'. está o Hexagrama (Deltas entrelaçados) com a Letra Yud -representando Virgo - em seu centro, pois lá toma 'assento' Leo (Leão de Judah) que irá fertilizar a Rainha de Shabat em um Coito Celestial permitindo assim, o Eterno Ir & Devir de toda a Humanidade, daí o Falo apontando para cima e a Genitália Feminina devolvendo a "Criança Dourada". O Delta Sagrado deve ser posicionado no Oeste - Porta do Templo - simbolizado pela Letra Beth que representa a Vontade do Maçon em construir Seu Próprio Templo.
Marcelo

Marcelo F. Antunes disse...

Aduzindo explicações: O Delta com a ponta para cima é o sentido da Abeta do Avental do Aprendiz, que retorna sua função, agora Celestial - seja como o Rei Salomão com a Rainha de Shabat ou como (A)Brah(m)an com Sarah(vasti) - gerando uma prole tão numerosa quanto grãos de areia do Deserto, no Tr.'. do V.'.M.'., já a "Criança Dourada" é a Egrégora formada na Loj.'. que irá produzir seus frutos - bons ou ruins - à época astrológica correspondente.

stefan disse...

salomao era cabalista ,moises david, sao joao , etc que sao todos patrinhos da maçonaria por isso essa semelhança, recomendo ler o livro da criaçao (ou formaçao) o zohar para entender melhor a cabala e a maçonaria , meu ponto de vista a maçonaria veio da cabala ....

stefan disse...

o nome do delta é yod ou iod enfim dai mudarao para o olho radiante pq fica mais facil para entender , os 3 pontos veio do circulo com 3 yod
yod yod yod

Anônimo disse...

Gratidão aos irs/:. Marcelo e Stefan pelas contribuições.

assembleiabelem disse...

Existe varios tronos no universo, mas a biblia diz que só um é dominante e eterno na terra, a biblia fala que reinos vem, reinos vai, mais um ninguem pode derruba-lo, nem homens, nem divindades, nem potestades, o trono deste não é na terra mais sim

ISAIAS [6]
1 No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e [sublime] trono, e as orlas do seu manto enchiam o templo.

Esse é Jesus o Rei das potestades

APOCALIPSE [1]
14 e a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve; e os seus olhos como chama de fogo;

Varios homens sobe até o topo, mais quando a escada acaba, tudo termina, tudo vira ilusão, podemos saber que isso é verdade, por varios grandes reinos que acabaram varios imperios ruiram


Jesus o unico que esta além do cosmo, esta acima das estrelas

SALMOS [103]
19 O Senhor estabeleceu o seu [trono] nos céus, e o seu reino domina sobre tudo.

ATOS [7]
49 O céu é meu trono, e a terra o escabelo dos meus pés. Que casa me edificareis, diz o Senhor, ou qual o lugar do meu repouso?

HEBREUS [1]
8 Mas do Filho diz: O teu trono, ó Deus, subsiste pelos séculos dos séculos, e cetro de eqüidade é o cetro do teu reino.

A bíblia fala que Jesus vai voltar um dia, neste dia o céu vai sumir, ele vira rodeado de seu povo sobre o céus o universo vai tremer, diante do seu fulgor, da sua boca sai uma espada que corta dois dois lado, o unico que faz o universo se curvar


www.assembleiabelem.br22.com