segunda-feira, 8 de setembro de 2008

14 - ESCADA DE JACÓ e a KABBALAH

Conta-se sobre um sonho que Jacó adormeceu....
Gênesis 12: "E começou a sonhar, e eis que havia uma escada posta da terra e seu topo tocava nos céus; e eis que anjos de Deus subiam e desciam por ela".
Gênesis 17: "Jacó acordou do sono e disse: Verdadeiramente, Jeová está neste lugar e eu mesmo não o sabia".
Gênesis 18: "E ficou temeroso e acrescentou; Quão aterrorizante é este lugar. Não é senão a casa de Deus e este é seu portão de entrada".
A citação bíblica "a casa de meu pai tem muitas moradas" também nos reporta ao sentido esotérico, dizendo-nos que há muitos níveis para as criaturas dentro do seu grau de evolução e progresso.










Nesta 'escada', os Anjos sobem em sua 'Evolução' e também descem na ajuda espiritual aos demais. Pessoas com o "EU" acentuado (EGO, etc), usualmente vêem a 'Escada" só para ascender-se. Reflita sobre isto!

Existem mais coisas entre o céu e a terra do que jamais sonhou a vã filosofia !
Parafraseando... "Existem mais coisas entre o KETHER e MALKUTH do que jamais sonhou a MAÇONARIA". Marcelo Antunes, dispõe magnifica figura em http://www.ordotrimegistus.net/ sobre a criação, mostrando os 4 planos da evolução: FÍSICO - ASTRAL - MENTAL e CAUSAL.
Em outra magistral figura de Marcelo Antunes, já mostrada neste Blog, estes 4 planos são vistos tridimencionalmente, à similaridade do encadeamento evolucional da figura anterior. Á frente do aprendiz, a 'Árvore da Vida' mostra o plano da TERRA (ASYYAH), com todo o seu conteúdo de materialidade. Às suas costas, como na evolução proposta no 'entendimento' da 'Escada de Jacó', os planos de evolução: AR - ÁGUA e FOGO. Em cada um destes planos mesma 'Arvore da Vida" dispõe em cada uma das 10 SEPHROT, e em cada um dos 22 CAMINHOS, um SIGIL (símbolo+conhecimento) diferente.

Na evolução dos graus, a maçonaria aponta aos iniciados o caminho da evolução. Se conhecidos os caminhos propugnados pela KABBALAH, a escalada de Jacó será muito melhor entendida!

E há muito mais...

REAA - SEMELHANÇAS OU MERAS COINCIDÊNCIAS?

----------------------------------------------------------

2 comentários:

Thomé disse...

"Mano" Avides, que nos resta dizer?

Simplesmente FANTÁSTICO!!!

Sua dedicação ao estudo da Kabbalah acrescida do caprichoso e detalhado material ilustrativo do Irmão Marcelo (Ot Manu) conferem fundamental importância a todos quantos anseiem pela Luz e desejem aprofundar-se no estudo da Tradição.

Já incluí seu Blog entre os meus Favoritos. Estaja certo de que serei presença assídua por aqui.

Iniciativas como a sua deviam ser amplamente estimuladas.

Meus mais efusivos parabéns.

Meu T:. F:. A:. com votos de de muita S:. F:. U:..

Alvaro B. disse...

Pai, também já adicionei este blog nos meus Favoritos! São informações que dificilmente serão contestadas, apenas, contempladas nos momentos de reflexão dos visitantes.

Parabéns e um TFA!

Álvaro