quinta-feira, 23 de abril de 2009

24 - O "EFEITO ESPELHO" 'e a ÁRVORE DA VIDA

Vamos nesta matéria, analisar o nosso microcosmo, representado na Árvore da Vida pelo Adão Kadmon. Na primeira figura podemos ver as Sephirot projetadas no Adão Kadmon de costas. Na segunda imagem as Sephirot aparecem no Adão Kadmon visto frontalmente.



As Sephirot são numeradas de cima para baixo. De Keter (1) a Malkhut (10).
Importante destacar que os nomes das 10 Sephirot são escritos com pequenas diferenças decorrentes dos processos de traduções ocorrentes através de muitos autores ao longo de anos de estudos da KABBALAH.

Nesta matéria os nomes serão citados conforme nominados e desenhados na figura da esquerda.
Numa primeira forma de entender a posição das Sephirot, vamos posiciona-las sobre 'nós mesmos" como o proprio microcosmo que somos. KETER (1) aparece sobre a cabeça do Adão Kadmon. HOKMAH (2) aparece à direita do cérebro e BINAH (3) à esquerda. Da'at (a não sephirat) é indicada na garganta, ao centro, abaixo de KETER. No nivel dos ombros surge à direita HESED (4), e à esquerda GEVURAH (5). Logo abaixo, ao centro, na posição do coração aparece TIFERET (6). No nível dos quadris, identificamos à direita NETZAH (7), e à esquerda HOD (8) . Abaixo, ao centro, na posição dos sexos, temos YESOD (9), e finalmente, no nivel dos pés temos MALKHT (10).
Faz-se mister destacar que, na figura da direita, o Adão Kadmon é visto de frente, não representa Da'at (a não sephirot), e as Sephirot Netzah e Hod estão desenhadas no nivel das pernas. Procura-se entender estas aparentes diferenças, como se ambas sejam tão somente, representativas dos membros inferiores do corpo, incluindo quadris, pernas e pés. Isto significa que ambas as figuras são equivalentes. As posições da Sephirot mostradas na figura da esquerda representam melhor a posiçãodo desenho da "ARVORE DA VIDA".

Agora vamos nos referir ao "EFEITO ESPELHO".
Veja-se que quando estamos de frente a um espelho, vemos a nossa imagem projetada com os lados invertidos. Por exemplo, olhando este mesmo espelho de frente, vemos o nosso ombro direito projetado do lado esquerdo. Nas figuras apontadas em revistas, usualmente olhamos a figura da 'Árvore da Vida", da posição que é mostrada pelo Adão da figura à esquerda. Assim, o que estamos vendo é a "arvore da Vida" projetada sobre o nosso próprio corpo, e não a imagem que estariamos vendo num espelho a nossa frente. Como exemplo, estamos vendo BINAH (2) à esquerda. Na imagem espelhada e invertida do Adão Kadmon, BINAH (2) teria a posição aparente do lado direito.
Esta matéria tem como objetivo trazer a tona uma dificuldade muitas vezes encontrada pelo buscador dos conhecimentos da KABBALAH. Em nossa matéria de número 21 os textos estão corretos, mas há um equivoco ao adaptar-se estes textos ao lado da imagem do Adão Kadmon, tal qual mostrado neste materia na figura frontal, à direita.

Voce seria capaz de identicar estes equivocos? Deixe seus comentários. Somos gratos às contribuições e críticas.

Como aconteceremos no mundo digital? Em qual "espelho" nos veremos?


----------------------------------------------------------------

2 comentários:

Marcelo F. Antunes disse...

As Energias Planetárias se "coagulam" no exato instante do primeiro vagido, ao nascermos, em nossos orgãos internos do corpo, estabelecendo correspondencia direta, mais ou menos intensa, em função dos Signos e Casas onde se encontrem naquele momento. Estudar Kabbalah (Astrologia Estruturada) e ignorar Astrologia é certeza de eclosão de inúmeras fantasias!
Mas não a Astrologia dos Néscios!
Hod (Mercúrio = Direito) e Netzah (Vênus = Esquêrdo) = os Rins - são os pivôs onde as pernas se articulam. Também são os extremos do Dragão (Hod = 1º V.'. = Caput Draconis & Netzah = Vazio = Cauda Draconis = Esfincter Anal do Dragão que é por onde a Egrégora sai para a manifestação na Vida).
Imagino como o coitado do 'inventado' M.'.H.'. fica numa sessão meio complicada? E numa sessão Luminosa? Filosofem a respeito!
Yesod é a Genitália juntamente com o Rectum/Coccix. Tifferet é o Coração. Geburah é a Mão Direita e Hesed é a Mão Esquêrda (Braços e Pulmões inclusos). Binah é o Hemisfério Direito do Cérebro e Hokmah o Esquêrdo. Kether = Nossa Consciência Individual se encontra fora e acima de nossa Cabeça.
Malkuth são nossos Pés que nos permitem trilhar a Senda Evolutiva!

AREISFARIA disse...

Obrigado pela contribuição ir:. Marcelo.
São infindáveis as possibilidades de visão, a partir do momento que aceitamos a retida das vendas que nos cegam.
Com certeza temos muito a aprender.
Triplice