sábado, 25 de abril de 2009

26 - O PELICANO e a Arvore da vida

Na Arvore da Vida focaremos na Sephira TIFERET 6(seis). [Thifareth em hebraico]. É a Sefhira da BELEZA, do AMOR, do SOL. A partir de TIFERET o fluxo de emanações é multiplicado em 7 caminhos da sabedoria.

A justiça não pode perdurar sem "amor"!

Do "circulo iniciático de Hermes (Anderson Rosa) temos: O Sol que emana todas as energias vitais, a Beleza que incorpora a ausencia do mal, a Harmonia que deve existir como elemento essencial para convivência no microcosmo. Apolo - "A mais alta mainifestação da vida ética, a soma de tudo o que é bom. Em resumo, o ideal. "O equilíbrio entre o Espírito e a Matéria.

Emerge a Fênix e o Pelicano e seus 7 filhotes.
O ícone maior para expressar o AMOR FRATERNAL.
Sete e não seis... Sete e não oito... Apenas 7 e mais.
O oitavo caminho (de Tiferet a Kether), não é para os "mortais" seres humanos.












E tem muito mais...
REAA - SEMELHANÇAS OU MERAS COINCIDÊNCIAS?
---------------------------------------------

3 comentários:

mf.antunes disse...

O Pelicano é a única ave que se auto-mutila para alimentar a ninhada e sua imagem se encontra gravada em pedra, em Jerusalem, vertendo sangue para as crias, na mesma sala onde se acredita que ocorreu a Ultima Ceia.
O Pelicano se encontra em Kether, e ao descer ao ninho [Tifferet] pode então dar de comer a ninhada pelo seu sacrifício. É o conceito que deve orientar o Maçon para garantir a Humanidade e a Natureza

Anônimo disse...

Essa é uma interpretação equivocada,pensar que o Pelicano se auto-fragela para alimentar as crias.Os filhotes não são hematófagos,que se alimentaria de sangue.Os filhotes se alimentam do alimento REGUGITADO e nesse ato muitas vezes de tanto bater com o bico para expelir a alimentação causava ferimentos nessa bolsa.
JATeixeira
TFA

AREISFARIA disse...

Oh...quão bom e suave é podermos ver cada tema por seus varios angulos. Diz-se que "somente conhecemos o caminho do meio, se conhecemos os extremos". 3x3